Páginas

28 de mai. de 2013

Realidade da escola em 2013


Realidade da Escola – 2013

A Escola tem como patrono o Professor Honório Miranda. Ele foi um educador que no início do século XX atuou na cidade vizinha, Brusque. Tendo sido também nesta época, diretor da EEB Feliciano Pires, no ano de 1919. Faleceu em 11/08/1928 na cidade de Brusque. Diante da sua trajetória profissional e de destaque foi escolhido para ser o patrono da nossa escola.
A Escola de Educação Básica Professor Honório Miranda, foi criada em 29/05/1934, iniciando com quatro classes (séries iniciais) com o nome Grupo Escolar Prof. Honório Miranda, tendo o prédio sido inaugurado em 27/09/1936.
Em 07/05/1974 fica transformada em Escola Básica com o funcionamento da 5ª Série do 1º Grau. A partir do ano 1994 foi implantado o Curso Ensino Médio de Educação Geral.
A partir do ano 2006 foi implantado o Ensino Médio Técnico (Educação Profissional).
Localiza-se no centro da cidade, é de fácil acesso, não tem uma comunidade específica, atende alunos das mais diversas regiões da cidade e de municípios vizinhos. Sua estrutura física é em forma de U, num terreno de 8000 m2. A parte administrativa, a biblioteca, e a sala de professores ficam na parte de frente e as onze salas estão nas laterais, espaço de fácil visualização. Temos também um pátio coberto onde estão localizados os sanitários, cozinha, cantina, sala de educação física, depósitos e auditório. O espaço físico das salas de aula, em média é de 49 m², um laboratório de informática um com quarenta computadores, acesso a internet, duas TVs 29 polegadas, possuímos um segundo laboratório de 22 computadores para o curso técnico em informática, temos uma boa quantidade de equipamentos para auxiliar os professores em suas aulas (TVs, DVDs, retrojetores, projetor multimídia, aparelhos de som, entre outros) . A Escola é reordenada, isto é, sua área de atuação é o ensino médio, atendemos em três turnos (matutino, vespertino e noturno). Hoje estamos assim estruturados; Ensino Médio – 31 turmas (Hum mil e cinquenta e oito alunos) e Ensino Médio Integrado a Educação Profissional – Técnico em Informática – 02 turmas (quarenta e cinco alunos), totalizando trinta e três turmas com hum mil e cinquenta e oito alunos. Entre estes, 07 alunos com deficiência auditiva, 08 com deficiente mental, 02 altistas, 02 com necessidades visuais especiais, 01 com transtorno bipolar, todos enquadrados no programa de educação inclusiva. Nossa clientela é bastante flutuante, pois são jovens de catorze a vinte quatro anos, e na sua maioria trabalhadores. O corpo administrativo é composto sete pessoas, todas com formação na área de atuação, sendo assim distribuídas: uma diretora geral, duas assessoras de direção, uma assistente de educação, uma assistente técnica pedagógica, uma orientadora educacional, um professor orientador de curso técnico; no quadro de docência temos 24 professores efetivos (concursados) e 22 professores admitidos em caráter temporário, todos com formação na área ou capacitando-se (em formação). Nosso quadro de funcionários é composto por cinco serviços gerais, dentre estes duas pessoas responsáveis pela alimentação escolar. A escola possui uma vigilante no período vespertino. Contamos também com 17 professores graduados, 17 pós-graduados, 02 mestres, 02 cursando mestrado, 02 cursando ensino superior. Estes profissionais têm atuação exclusiva de sala de aula.
No período noturno temos uma sala que atua com PRONATEC, espaço cedido ao SENAC, pois faz parte do programa estabelecido pelo MEC, de educação profissional técnica.

Um comentário: